Deputados defendem apoio público ao ramo sucroenergético mineiro

12 de agosto de 2016

A Comissão de Agropecuária e Agroindústria da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), à convite da Comissão de Desenvolvimento Econômico, realizou uma visita técnica à 8ª edição da Canacampo Tech Show, maior evento mineiro do setor sucroenergético. Na oportunidade, os parlamentares presentes debateram a importância do setor para a economia mineira e a necessidade de apoio do poder público ao segmento como um todo.

O deputado estadual Fabiano Tolentino (PPS), presidente da Comissão de Agropecuária, foi quem solicitou a visita e defendeu a bandeira da importância do agronegócio para a economia mineira. “O agronegócio é o grande responsável pelo resultado positivo na nossa balança comercial. Estamos atuando em todas as frentes, buscando justamente propor iniciativas que beneficiem o setor e a nossa visita à esse importante evento é justamente oferecer uma oportunidade de conhecermos a realidade do produtor e propor políticas públicas que possam render melhores resultados”, comentou Tolentino, que ainda foi homenageado na Canacampo, por ter prestado relevantes serviços ao agronegócio brasileiro, por liderar uma “comissão que defende o agronegócio e o setor produtivo no Parlamento mineiro".

O presidente do Sindicato da Indústria de Fabricação do Álcool no Estado de Minas Gerais (Siamig), Mário Ferreira Campos Filho, registrou que o setor, depois de vivenciar uma crise aguda nos últimos cinco anos, está agora tentando se reerguer. Os principais motivos da crise, conforme Mário Filho, seriam a manutenção artificial dos baixos preços dos combustíveis pelo governo federal, o que provocou o endividamento das usinas, além da seca nos últimos anos e da alta taxa de juros.

Mário Filho esclareceu que a indústria e os produtores passam agora por uma fase de adequação, com busca de mais tecnologia, para conseguir aumentar as margens de lucro e reduzir o endividamento, ampliado durante a crise.

O sindicalista elogiou a redução para 14% do ICMS no etanol, mas acredita que os governos precisam fazer mais pela atividade. Mário Filho ressaltou que, além da produção de açúcar e álcool, o setor gera energia do bagaço da cana, a chamada biomassa, a qual é responsável pela geração de energia elétrica para 5% das residências do Estado.

“Desde 2015, o BDMG tem participado do esforço de reerguimento do setor agroenergético. Hoje, já temos várias linhas de financiamento, com um total de R$ 200 milhões aplicados”, relatou o presidente do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG), Marco Aurélio Crocco.

Já o presidente da Canacampo, Ademir Ferreira de Mello Jr., também enfatizou que a crise do setor foi agravada pela inflação, que contribuiu para o aumento do frete e a consequente redução da margem de lucro. Também criticou a proposta do governo de importar álcool, apesar de toda a estrutura que o País possui para produzir o insumo. E reclamou que os produtores rurais têm sido muito cobrados, mas sem ter uma contrapartida em termos de crédito e apoio governamental.

Canacampo é também a sigla da Associação dos Fornecedores de Cana da Região de Campo Florido, fundada em 2000, que fornece 100% de sua produção à Usina Coruripe Açúcar e Álcool, instalada no município. Fazem parte da Canacampo 236 associados, sendo 59 fornecedores de cana-de-açúcar e 177 arrendadores de terra em oito municípios do Triângulo Mineiro: Campo Florido, Pirajuba, Conceição das Alagoas, Planura, Frutal, Prata, Comendador Gomes e Veríssimo.


Com informações da assessoria da ALMG
Fotos: Pollyanna Maliniak/ALMG

Fotos

Clique na imagem para ampliar.
  • Fazendo a Diferença por Minas Gerais
Acompanhe:
  • Siga no Twitter
  • Veja as fotos publicadas no Instagram
  • Inscreva-se no canal de vídeos
  • Curta no facebook
  • Fale com o Deputado
Informativo Listar todos

Links
Úteis

  • Assembléia Legislativa de Minas Gerais
  • Constituição Federal
  • Governo de Minas Gerais

Gabinete: Rua Joaquim Nabuco, 615

Porto Velho - Divinópolis / MG
Telefone(s): 3222-7935 - 3214-2004

© 2018 | Fabiano Tolentino - Todos os direitos reservados

OnlineSites soluções inteligentes para a internet